Gosta de ficar perto da natureza? Conheça o Blue Spring State Park!

Orlando nas Férias Leave a Comment

Um homem com duas crianças no colo visto debaixo das águas do Blue Spring State Park

Gosta de natureza? Então que tal aproveitar a viagem para Orlando para conhecer o Blue Spring State Park? Se você nunca ouviu falar desta reserva natural, saiba que é um local lindo e que faz jus à fama da Flórida quando se trata das belas nascentes de água.

Mesmo para quem não é nada aventureiro, visitar o local é uma chance de descansar e fugir um pouco do agito de Orlando. Além disso, trata-se de um programa diferente e barato. Ou seja, não poderia ser melhor!

Continue lendo para saber mais sobre o Blue Spring State Park, quais atividades são oferecidas no local, horário de funcionamento, como chegar e vários outros detalhes. Vamos lá?

Saiba mais sobre o Blue Spring State Park

Formado por uma área de 10,5 mil km2 e rodeado por muito verde, o principal destaque do Blue Spring State Park é a piscina natural próxima à nascente de um rio. Além da paisagem deslumbrante do entorno, o que encanta qualquer um é a cor azul-claro da água. A preservação de toda essa beleza só é possível por ser uma reserva.

Sendo assim, trata-se de uma área natural e, consequentemente, com a presença de animais selvagens que habitam a região, como cobras e jacarés, por exemplo. Isso não significa que você necessariamente vai dar de cara com eles quando estiver por lá, mas há chances. Afinal, são eles os verdadeiros “donos” da região e as pessoas devem respeitar esse espaço por meio da preservação.

Os animais que, de fato, roubam a cena no Blue Spring State Park são os peixes-boi. Considerados as principais atrações do parque, eles costumam aparecer por lá nas épocas mais frias do ano, pois as águas são menos geladas do que em outras partes do estado. 

Especialmente no inverno você terá a chance de ver centenas deles nadando pelo lago.

Um peixe-boi nadando nas águas do Blue Spring State Park

O peixe-boi é o animal mais popular entre os turistas que visitam o Blue Spring State Park. Fonte: Florida Birding Trail

Por mais que muita gente morra de vontade de chegar bem pertinho deles, nadar com os peixes-boi é uma prática proibida nos Estados Unidos, o que garante a segurança das pessoas bem como dos animais. Tanto que algumas atividades aquáticas do Blue Spring State Park são suspensas durante os meses mais frios para que os animais não sejam perturbados.

Conheça a história do parque

A área que hoje faz parte do Blue Spring State Park pertencia a uma família que a utilizou para plantar laranjas durante meados do século XIX. Por conta do sucesso com o cultivo de frutas cítricas, foi criada uma ferrovia para ligar Blue Spring à Orange City. Tanto que a estação foi construída em um local não muito longe de onde o parque está hoje. Mas em 1890 uma onda de frio obrigou os agricultores da região a migrar para o sul do país.

Mais adiante, em 1971, Jacques Cousteau filmou um documentário por lá que chamou a atenção para os peixes-boi e a importância de Blue Spring enquanto um refúgio de inverno para a espécie. A influência do documentário foi tão significativa que o governo decidiu comprar a terra para garantir a proteção dela e dos animais.

Como chegar até lá

O Blue Spring State Park está localizado bem próximo a Orlando, a apenas 40 minutos de carro. Portanto, dá pra fazer um bate e volta tranquilamente, já que a viagem não vai tomar muito tempo do seu dia. Para isso, o melhor é que você esteja de carro para conseguir chegar até lá.

Se você ainda não decidiu como vai se locomover pela cidade, o aluguel de carro costuma ser a melhor alternativa para os turistas. Além disso, ao ter um veículo próprio ao seu dispor, fazer outros passeios na região de Orlando fica bem mais fácil! Assim como o Blue Spring State Park, há diversos locais que podem ser visitados e estão próximos da cidade.

10 coisas para fazer no parque

Embora seja um lugar perfeito para relaxar, é praticamente impossível ficar entediado no Blue Spring State Park. Isso porque, além de simplesmente nadar nas águas azuis do lago, você pode curtir diferentes atividades e escolher aquelas que mais te agradam. Veja quais são elas:

1. Observação de aves

Diversas aves aproveitando a paisagem e as águas do Blue Spring State Park

Você pode admirar as aves que vivem no Blue Spring State Park e aprender um pouco mais sobre elas. Fonte: Florida State Parks

Por se tratar de um rico ecossistema, diferentes espécies de pássaros habitam o Blue Spring State Park. Isso faz com que a observação de aves seja procurada pelos visitantes do mundo inteiro. É uma chance única de apreciá-las e de se deliciar com os sons produzidos por elas. Vale lembrar que é proibido por lei alimentá-las para evitar danos às aves.

2. Passeios de barco

Todos os dias, às 10h e às 13h, a empresa St. Johns River Cruises and Tours realiza passeios pelo rio St. Johns. Eles duram em torno de 2h e durante todo o trajeto os visitantes recebem informações sobre as características naturais do parque, assim como sobre a história do rio. A empresa é certificada e atende a diversos critérios relacionados ao ecoturismo.

3. Acampar

Se você é mais próximo da natureza, mais aventureiro e gosta de acampar, saiba que é possível dormir no Blue Spring State Park. O acampamento conta com 51 espaços localizados entre os pinheiros do parque e bem próximo à nascente do rio. Cada espaço é equipado com mesa, eletricidade, água e churrasqueira.Os animais de estimação também são bem-vindos nas áreas de camping, basta seguir as políticas destinadas a eles.

Alguns lugares contam com acessibilidade, incluindo os banheiros e chuveiros. Se você tiver a intenção de acampar, saiba que é preciso fazer uma reserva com até 11 meses de antecedência por meio da Reserve America.

4. Pescaria

Por se tratar de uma área de reserva com regras bem restritas, não é permitido pescar em qualquer parte do rio, somente no cais destinado à pescaria. Além disso, é preciso estar de acordo com o tamanho, quantidade, método de captura e época do ano. Até mesmo uma licença para pesca pode ser solicitada. Para conferir os requisitos, visite a página da Florida Fish and Wildlife Conservation Comission.

5. Trilha

Esta é uma atividade bem tranquila para quem deseja apenas apreciar as belezas intocadas do Blue Spring State Park. A trilha de pouco menos de 6 km é bastante acessível e os visitantes podem caminhar por ela por conta própria. Você pode conhecer as plantas nativas da região por todo o percurso até chegar ao rio St. Johns.

6. Caiaque

Uma caiaque sobre as águas do Blue Spring State Park

Os caiaques são uma ótima opção para toda a família se divertir no Blue Spring State Park. Fonte: Florida State Parks

O que você também pode fazer por lá é alugar uma canoa ou caiaque para passear pelo rio. Assim como no caso dos passeios de barco, fazer uma reserva talvez seja uma boa ideia. Por isso, antes da viagem, entre em contato com a St. Johns River Cruises para perguntar sobre a disponibilidade, preços e condições para a época da sua visita.

7. Piquenique

Há duas áreas exclusivas reservadas para piqueniques no Blue Spring State Park que contam com grelhas e churrasqueiras. A prioridade é de quem chegar ao local primeiro. No entanto, se for apenas para fazer um lanchinho rápido, há diversas mesas e grelhas espalhadas por toda a área do parque.

8. Mergulho

Dentro do Blue Spring State Park, apenas mergulhadores certificados têm permissão para realizar a atividade. Além disso, é preciso atender a certos critérios, como apresentar o certificado antes, manter-se junto aos parceiros de mergulho, não fazer mergulho solo, etc. É importante ressaltar também que os mergulhadores mergulham por conta própria, ou seja, não há uma equipe do parque.

9. Snorkeling

Para apreciar ainda mais as águas cristalinas de Blue Spring, você pode fazer um mergulho livre com snorkel. É possível alugar as máscaras de mergulho na lojinha do parque. E lembre-se de que não é permitido nadar com os peixes-boi.

10. Flutuação

pessoas brincando e flutuando nas águas do Blue Spring State Park

A flutuação é uma boa pedida se você quiser relaxar no Blue Spring State Park. Fonte: Florida State Parks.

Por fim, para relaxar como você merece, não deixe de aproveitar alguns momentos sobre as águas do Blue Spring State Park. A loja do parque também aluga boias para os visitantes, que podem entrar na água na parte superior do rio e flutuar até a doca principal.

Quanto custa visitar o Blue Spring State Park?

O parque fica aberto todos os dias e as visitas podem ser feitas das 8h até o entardecer. Diferentemente dos parques de Orlando, não é preciso comprar um ingresso antecipado para o Blue Spring State Park. Mas há a cobrança de uma taxa para entrar na reserva.

Se você estiver de carro, com 2 a 8 passageiros, terá que pagar USD 6. Já os veículos com apenas uma pessoa pagam apenas USD 4. No caso dos pedestres, ciclistas e passageiros extras nos veículos, a entrada custa USD 2 por pessoa.

Os que desejam acampar no Blue Spring State Park precisam pagar uma taxa de USD 24 por noite, mais as taxas e um valor de reserva de USD 6,70 – estão inclusas água e eletricidade. Também há cabanas para quem deseja passar a noite com mais conforto. Além das taxas e a reserva, cada pessoa paga USD 95 por noite.

O que você precisa saber para aproveitar o passeio

Evite os finais de semana e feriados

Planeje visitar o Blue Spring State Park numa data que não caia no final de semana ou seja próxima de feriados. Isso porque nesses dias e especialmente nos meses mais quentes do ano o parque costuma ficar lotado. Sendo assim, para assegurar que você não vai ter que dar meia volta e retornar a Orlando, evite essas datas.

Chegue cedo

O horário também é algo que impacta o aproveitamento do seu passeio. Sendo assim, tente chegar no parque às 8h da manhã, que é a hora de abertura. Ao chegar antes da maioria das pessoas, você consegue nadar sem tanta gente ao redor e apreciar os peixinhos na água. Essa dica vale sobretudo para quem pretende mergulhar.

Baixe o mapa do parque

Entrada do Blue Spring State Park com o nome do local e a sombra de um peixe-boi desenhada

Esteja preparado para seu dia de visitação no Blue Spring State Park, chegue cedo e não se esqueça de levar um mapa do local. Fonte: Journey North

Por se tratar de uma área imensa, pode ser difícil se localizar em alguns momentos por lá. Pensando nisso, uma sugestão é baixar o mapa disponível no site do Blue Spring State Park antes da viagem. Assim, você já chega pronto e não precisa perder tempo tentando se achar.

Leve suas próprias coisas

Como foi comentado aqui no post, há uma lojinha no Blue Spring State Park onde eles alugam máscara de mergulho e boias para os visitantes. Alguns alimentos simples também são vendidos no estabelecimento. Porém, o melhor é levar a sua própria comida e até mesmo os seus equipamentos para o passeio. O snorkel, por exemplo, você pode comprar por um valor bem em conta em lojas como o Walmart.

Passe uma noite no parque

A localização próxima a Orlando faz com que a maioria das pessoas faça um bate e volta para conhecer o parque. Muita gente não conhece a opção de se hospedar por lá. Há acomodações para grupos de até 6 pessoas. Todas elas são equipadas com cozinha, churrasqueira, lareira a gás, aquecimento central e mesa de piquenique.

Respeite as regras

Ainda que isso deva ser óbvio para a maioria, vale ressaltar aqui. Você deve ter notado que o Blue Spring State Park possui inúmeras regras visando preservar o meio ambiente da região. Portanto, não deixe de obedecer a todas elas. Se cada um fizer a sua parte, todo mundo sai ganhando, não é mesmo?

Ficou com vontade de conhecer o Blue Spring State Park? Tem dúvidas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *