Já ouviu falar da cidade do Walt Disney? Conheça a Celebration Orlando

Orlando nas Férias Leave a Comment

Rua com arquitetura romântica na Celebration Orlando.

Celebration Orlando desperta a curiosidade de turistas do mundo inteiro por ter ficado conhecida como “a cidade de Walt Disney”. Isso porque a ideia se originou a partir de um projeto feito por ele antes de morrer.

Além da beleza, a pequena cidade modelo é uma ótima ideia de passeio para quem precisa dar uma pausa na maratona de parques temáticos de Orlando. Afinal, ela é bastante tranquila e oferece opções de atividades relaxantes para toda a família.

Saiba como ela foi criada e confira dicas do que fazer por lá, onde comer e muito mais!

Conheça a história de Celebration Orlando

Como muita gente já ouviu falar, Walt Disney era um homem sonhador e cheio de grandes ideias. Uma delas era construir uma cidade modelo, chamada de Experimental Prototype Community of Tomorrow (EPCOT). Ele até começou a desenhar o projeto de uma incrível cidade livre de problemas urbanos – como transporte, saneamento e infraestrutura –, tecnológica e que servisse de modelo para o resto do mundo. Porém, faleceu antes de acabá-lo.

Com a morte do seu idealizador, o projeto se transformou e foi adaptado para um parque temático: o EPCOT que conhecemos hoje e que foi inaugurado em 1982. Mas o grupo Disney não abandonou a ideia por completo. Após alguns anos, em 1996, a cidade modelo Celebration Orlando foi inaugurada.

Apesar de a ideia de Walt Disney ter sido criar uma cidade futurista, Celebration Orlando mistura diferentes estilos arquitetônicos. Todas as casas foram projetadas por famosos arquitetos, responsáveis por criar o cenário tão charmoso da cidade. Por outro lado, a perfeição que Walt Disney desejava foi incorporada ao projeto e refletida na infraestrutura da cidade, hospitais e na educação.


Walt Disney com seus desenhos e famosos personagens.

Por que a cidade é tão especial?

Hoje a Disney não é mais responsável por administrar a cidade, tanto que algumas áreas foram vendidas. Porém, o grupo ainda apoia os moradores e participa em diversas decisões. Saiba que os 9 mil moradores de Celebration Orlando devem cumprir regras estabelecidas em contrato. Elas visam manter a organização da cidade e até o estilo das casas. Para você ter uma ideia, a grama deve estar sempre cortada e as cores das casas devem ser preservadas.

Sendo assim, Celebration Orlando é um dos lugares mais organizados e limpos do mundo, uma vez que todos devem respeitar o padrão estabelecido. Além disso, a excelente infraestrutura faz com que a cidade tenha um alto índice de qualidade de vida. Não é de se surpreender que tudo isso faz com que o valor das casas seja bastante alto. Tanto que famosos como Silvio Santos possuem casas na cidade.

Os moradores ainda contam com clubes exclusivos onde dispõem de piscinas, quadras para prática de esportes e até campo de golfe. Ainda, as instituições de ensino possuem níveis máximos de avaliação no que se refere à qualidade da educação oferecida. O hospital se destaca não só pela qualidade de sua equipe mas também pela tecnologia usada e atendimento prestado aos pacientes.

Celebration Orlando só não é referência quando o assunto é entretenimento. Isso porque não há shoppings ou uma vida noturna agitada. Isso se deve justamente às regras da cidade que visam manter o silêncio, a calma e o respeito mútuo entre os moradores.

Dificilmente você irá se deparar com alguém fazendo barulho nos horários indevidos.

Mas é possível, sim, encontrar restaurantes, docerias e cafés para comer por lá. O que realmente chama atenção em Celebration Orlando é o visual da cidade, o estilo das casas, as ruas arborizadas e tudo mais. Por isso, só de caminhar pelas ruas para conhecer essa cidade dos sonhos já faz a visita vale a pena.

O que fazer em Celebration Orlando

É claro que você pode ir até Celebration Orlando apenas para conhecer as casas e admirar as belezas dessa cidade modelo. Apesar de uma visita dessas já compensar o passeio, fique sabendo que há outras atividades para fazer por lá.

Já é possível adiantar que os principais pontos da cidade, restaurantes e lojas ficam na mesma região, bem próximos um do outro. Geralmente, estão pela Front Street ou Market Street, as principais ruas de Celebration Orlando. Veja as dicas de passeios abaixo:

Orla do Lago

Orla do lago de Celebration Orlando

No centro da cidade, mais especificamente no final da Market Street, está um grande lago, onde os moradores caminham, andam de bicicleta e praticam outros esportes. Mesmo que você não seja um grande fã das atividades físicas, saiba que há cadeiras de balanço e guarda-sóis na beira do lago. Ou seja, você pode apenas aproveitar para relaxar, apreciar o lago ou até levar as crianças para brincar na fonte de água.

Farmer’s Market

Barraca de feira com frutas na Celebration Orlando.

Quem gosta de alimentos vindos de produtores locais vai adorar a Farmer’s Market.

Esta talvez seja a maior atração de Celebration Orlando. A Farmer’s Market é uma feirinha de arte, alimentos, artesanato e comidinhas que acontece todos os domingos, das 9h às 15h. O mais interessante é que você encontra por lá muitos produtos de fazendeiros locais, como azeites, frutas, mel, sucos, pães caseiros, entre outras coisas. Ainda, se você gosta de artesanato, discos antigos, quadros e outras peças de arte, tire um tempo para olhar tudo com calma.

Passeio de carruagem

Carruagem com dois cavalos brancos na Celebration Orlando

Apesar de não ser uma das melhores coisas para se fazer em Celebration Orlando, é uma dica para quem tem curiosidade em saber como é andar de carruagem. Pode ser um passeio legal também para quem deseja ver as ruas da cidade, mas não gosta muito de caminhar ou possui limitações.

Tour de bicicleta

Mulher andando de bicicleta na ponte de Celebration Orlando.

Assim como em outras cidades turísticas, há empresas que alugam bicicletas e cobram por hora. Além de poder simplesmente andar sozinho, você pode fazer um tour guiado – geralmente, é preciso fazer uma reserva antes. É uma ótima ideia sobretudo para aqueles que gostariam de saber mais sobre a cidade, pois um guia local leva os turistas para pedalar entre os gramados das casas e conta as principais peculiaridades pelo caminho.

Eventos especiais

Se você estiver decidido a visitar Celebration Orlando nas férias, não deixe de conferir o calendário de eventos da cidade antes. Isso porque, dependendo da época do ano, alguns eventos especiais acontecem por lá, como no final do ano e feriados importantes. O Natal costuma ser o melhor momento, pois a cidade oferece até pista de patinação e neve artificial para criar o cenário perfeito para esse período.

The Paddling Center

Criança andando a caiaque na Celebration Orlando.

Outra sugestão que você pode unir ao seu passeio é a visita ao The Paddling Center. O local fica a apenas 15 minutos de carro de Celebration Orlando e próximo ao riacho de Shingle Creek. Além da bela paisagem natural da região, é possível alugar caiaques e stand up paddles para você curtir nas águas verdes do rio. Caso você prefira, tours guiados também são realizados por lá.

Dicas para o seu passeio em Celebration Orlando

Não vá com pressa

Assim como a Winter Park, a dinâmica da cidade nada tem a ver com a agitação intensa de Orlando. Por ser uma cidade pequena, quase um vilarejo, o estilo de vida dos moradores leva todos os visitantes a conhecer como é realmente o dia a dia dos americanos. Você vê pessoas passeando com seus cachorros, levando as crianças para escola ou para passear, fazendo compras, entre outras coisas.

Por isso, inclua Celebration Orlando no seu roteiro se você tiver tempo para curtir a cidade sem pressa, ou seja, sem ter que ficar correndo apenas para tirar da sua lista mais um ponto turístico da região de Orlando. Passeie com calma, admire as ruas arborizadas, pare para almoçar ou tomar um café.

Dê preferência ao período do dia

Como não há, necessariamente, uma vida noturna em Celebration Orlando, o melhor mesmo é aproveitar a luz do dia. Portanto, prefira fazer a sua visita no período da manhã ou da tarde, quando a paisagem é mais bonita e os estabelecimentos estão todos abertos. Uma sugestão é combinar o passeio com o horário do almoço. Caso você vá no domingo, chegue cedo para visitar o Farmer’s Market. Uma dica é ficar atento a qual época do ano você irá visitar Orlando, para o clima da cidade e os horários de sol.

Faça o passeio a pé

Já foi dito aqui que os principais pontos, estabelecimentos e restaurantes da cidade ficam na região central. Por isso, estacione o carro em algum lugar próximo e faça todo o passeio a pé. Afinal, não faz sentido pegar o carro para ir de um lugar a outro, pois você só perde tempo estacionando.

Sem contar que a pé você consegue admirar melhor as casinhas e todo o charme de Celebration Orlando. Só para você ter uma ideia, tudo fica tão perto, que pelo lago você vai encontrar placas com os nomes dos restaurantes e lojas da cidade.

Veja onde comer

Os restaurantes e cafés de Celebration Orlando podem ser vistos até como uma desculpa para fazer um passeio por lá. Confira algumas dicas de onde comer:

Columbia Restaurant

Mesas de restaurante na Celebration Orlando.

Aberto em 1905, o Columbia Restaurant é um dos restaurantes mais antigos nos Estados Unidos e está presente em outras cidades do país também. Com decoração e culinária de influência espanhola, atrai muitos turistas e, portanto, vale a pena fazer uma reserva antes dependendo do dia. A qualidade da comida é excelente, mas os preços são um pouco salgados.

Market Street Café

Fachada do restaurante que fica em uma das ruas principais de Celebration Orlando.

Se você quer ter uma experiência tipicamente americana, não deixe de fazer uma das suas refeições no Market Street Café. Isso porque o estabelecimento conta com aquelas vitrines de bolos e tortas que aparecem nos filmes norte-americanos. Além de oferecer várias delícias para o café da manhã, o restaurante também conta com pratos típicos tanto no almoço quanto no jantar.

Cafe D’Antonio

Cafe D’Antonio Ristorante, Celebration near Orlando, Florida

O Café D’Antonio é considerado um dos melhores restaurantes de Celebration Orlando – dizem que Silvio Santos adora comer por lá. A especialidade da casa é italiana e, portanto, o lugar perfeito para quem gosta de massas. E o cannoli com raspas de laranja é um dos grandes destaques quando se trata de sobremesa. Além disso, o ambiente é bem bonito e agradável.

Ari Sushi

Com uma decoração moderna, o Ari Sushi oferece um ambiente perfeito para reunir toda a família. Além de ter ótimos pratos da culinária japonesa e coreana, o restaurante trabalha com ingredientes frescos para fazer seus sushis e sashimis que são sucesso entre os clientes.

Sweet Escape Bakery & Deli

A Sweet Escape Bakery & Deli é uma mistura de café, padaria e doceria. Embora os doces se destaquem entre as delícias produzidas ali, há várias opções para quem precisa enganar a fome, fazer um lanchinho rápido ou apenas não quer parar para comer.

Kilwin’s

A Kilwin’s é uma doceria que está no topo da lista de muita gente que visita Celebration Orlando. Você encontra por lá inúmeras opções de chocolates, confeitos, caramelos e sorvetes cremosos. Ainda, é um ótimo lugar para comprar doces de presente para os amigos e familiares.

Le Macaron

De origem francesa, a Le Macaron é uma loja especializada em macarons. Mas além deles, o estabelecimento também oferece chocolates gourmet, gelatos, doces caseiros e outras delícias da culinária francesa.

Ficou com vontade de incluir Celebration Orlando no seu roteiro de viagem? Conte pra gente e aproveite para conferir outras dicas de passeios em Orlando no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *