Estações do ano em Orlando: saiba se preparar para a viagem

Orlando nas Férias Leave a Comment

Walt Disney
Por estar no hemisfério norte, as estações do ano em Orlando são o oposto do Brasil. Enquanto aqui estamos no verão, é inverno nos Estados Unidos e assim por diante. Como em qualquer viagem, o melhor a se fazer é sempre verificar a previsão do tempo antes para descobrir como o clima vai estar. No entanto, você pode entender agora como é cada uma das estações por lá e já começar a se preparar.

Pensando nisso, este post te conta tudo o que você precisa saber sobre as estações do ano em Orlando, quais são as principais atrações para cada época e quais itens você não pode deixar de levar na sua mala. Continue lendo!

Como são as estações do ano em Orlando?

Primavera (março, abril e maio)

Como é o clima?

Comparada a outras estações do ano em Orlando em que as temperaturas são mais extremas, a primavera tem um clima bastante agradável. Isso faz com que esta seja uma ótima época para visitar a cidade, já que você não vai passar muito frio nem muito calor.

Flores Disney


No início da primavera, em março, ainda faz um pouco de frio à noite, com mínima de 13°C e máxima de 26°C. É um mês em que os níveis de chuva ainda são baixos, embora alguns dias, principalmente os mais quentes, possam ser bastante úmidos e com chuvas finas pela manhã. Aos poucos as temperaturas começam a subir, com mínima de 16ºC e máxima de 28°C no mês de abril. Já no final da primavera, em maio, as temperaturas mais baixas giram em torno dos 19°C, podendo chegar até 31°C.

Com temperaturas bem agradáveis e pouca chuva, essa é uma das estações do ano em Orlando mais positivas para os turistas que querem aproveitar os parques e todas as atividades ao ar livre sem grandes preocupações.

O que fazer?

Ainda que a primavera não seja a mais badalada das estações do ano em Orlando, os parques e demais atrações da cidade podem acabar ficando bastante lotados, dependendo de alguns eventos de grande impacto: o Spring Break (férias escolares), o Carnaval e a Páscoa. Por isso, antes de planejar a sua viagem, vale a pena conferir as datas. Veja algumas dicas do que você pode aproveitar nesta época do ano:

    • Disney’s Flower & Garden Festival: é um festival de jardinagem do Epcot que se inicia em fevereiro e vai até maio. Essa é uma atividade que vale a pena colocar no roteiro, pois mais do que uma exposição de flores, o festival oferece diversas outras atividades, comidinhas e shows.
    • Mardi Gras na Universal Studios: o Mardi Gras nada mais é do que a festa de carnaval dos EUA. Graças à Universal Studios, a celebração passou a acontecer em Orlando, já que tradicionalmente ela acontece em New Orleans. Esse grande evento possui carros alegóricos, bandas, comidas, performances e muito mais.
    • Florida Film Festival: embora não seja um evento tão turístico, esse festival é bastante interessante para quem gosta de cinema. Ele geralmente acontece em abril e traz vários convidados especiais, discussões bacanas, entre diversas outras atividades que fazem parte da programação.
  • Viva La Música Festival no Sea World: em algumas datas específicas, entre os meses de abril e maio, esse festival que visa celebrar a cultura da América Latina é realizado. Além de bandas de música latina, o festival conta com muitos artesanatos e comidas típicas.

Verão (junho, julho e agosto)

Como é o clima?

Assim como no Brasil, o verão tem as temperaturas mais extremas de todas as estações do ano em Orlando. É um período com um clima relativamente estável, mas com uma temperatura média de 32°C. A mínima costuma ser de 22°C, enquanto as temperaturas máximas facilmente ultrapassam os trinta e poucos graus.

Esse clima de muito calor é normal para nós brasileiros, que estamos acostumados com altas temperaturas. Mas, para outros estrangeiros o calor pode ser um problema, já que a sensação térmica pode chegar aos 40°C. Quem não é tão fã de calor deve evitar o mês de julho, quando as temperaturas tendem a ser mais altas ainda que nos outros meses.

O clima no verão é bastante úmido, sendo também a mais chuvosa das estações do ano em Orlando. Além disso, é quando começa a temporada dos furacões na Flórida, podendo causar fortes tempestades na região.

O que fazer?

De todas as estações do ano em Orlando, o verão é a época mais procurada pelos turistas. Apesar dos parques estarem mais cheios, muitos brasileiros e pessoas de diversos outros países acabam viajando para Orlando neste período por conta das férias escolares, quando os pais aproveitam o período de folga dos filhos para fazer uma viagem em família.

Um grande vantagem é que nessa época os dias são mais longos devido ao horário de verão. Portanto, os turistas têm mais horas para aproveitar o dia, já que os parques têm um horário de funcionamento maior, em relação ao horário no inverno. Por outro lado, é quando os parques estão mais lotados, principalmente nos meses de junho e julho. Se você só tem esse período para viajar, esteja preparado para enfrentar as filas.

Saiba que na segunda metade de agosto, a lotação já é bem menor, por se tratar do fim da alta temporada nos Estados Unidos. Confira o que você pode aproveitar em Orlando durante o verão:

    • Parques aquáticos: além de muito divertidos, visitar os parques aquáticos é uma ótima saída para aliviar o calor da época mais quente de todas as estações do ano em Orlando. Há diversas opções, como o Blizzard Beach, Typhoon Lagoon, Aquatica, Discovery Cove, Legoland Water Park, Universal’s Islands of Adventure (parque temático com ilhas em que o foco é a jornada de exploração, com temas distintos, todos os ambientes acabam em diversão e muita aventura) e Volcano Bay.
    • Dia da Independência dos EUA: no dia 4 de julho, o país comemora a sua independência. Por conta da data, os parques oferecem uma programação com shows e atrações especiais, como o  show de fogos do Magic Kingdom.
  • Jogos de basquete da NBA: para quem gosta desse esporte, ter a experiência de assistir a um jogo da NBA em Orlando é uma experiência única. No mês de junho é quando o campeonato está entrando em sua reta final.

Outono (setembro, outubro e novembro)

Como é o clima?

O outono, assim como a primavera, é considerado uma das melhores estações do ano em Orlando por conta do clima agradável e das temperaturas mais amenas. Em setembro, quando o outono se inicia, o clima ainda é bastante quente, com temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C.

Gradualmente o calor vai diminuindo com os ventos frescos que começam a chegar na região. Durante o mês de outubro, a temperatura máxima cai para os 29°C, sendo a mínima em torno dos 19°C. Quando chega em novembro, o último mês do outono, o clima esfria e os ventos à noite costumam ser mais gelados. A média mínima é de 15°C e a máxima não ultrapassa os 26°C.

Além das temperaturas mais agradáveis para curtir a viagem, é uma das estações do ano em Orlando que menos chove, o que é perfeito para os turistas. Tanto que o mês de novembro é o que possui o menor índice de chuvas do ano todo.

O que fazer?

Viajar para os Estados Unidos durante o outono é uma boa alternativa para quem quer economizar. Por se tratar de baixa temporada, companhias aéreas fazem promoções de passagens, os hotéis oferecem diárias mais em conta e as casas também costumam ter preços mais baixos.

No início da estação, como as temperaturas ainda estão altas, é possível aproveitar os parques aquáticos. No geral, todos os parques estão mais vazios nessa época. É por isso que esta costuma ser uma das melhores estações do ano em Orlando para se divertir sem ter que enfrentar grandes filas.

O fato de ser uma baixa temporada não quer dizer que não há coisas legais acontecendo nos parques e na cidade. Confira os principais eventos do outono:

    • Disney’s Food & Wine Festival: como o próprio nome já dá a entender, esse é um festival gastronômico que acontece todos os anos entre setembro e meados de novembro no Epcot. Por toda a área do World Showcase, há diversos quiosques com comidas e bebidas típicas de diversos países do mundo. É uma excelente oportunidade para experimentar a gastronomia de outros lugares sem gastar muito. O festival ainda envolve uma programação com palestras de chefs famosos, seminários de bebidas e queijos, jantares e muito mais.
    • Festas de Halloween: por mais que o halloween seja oficialmente em outubro, já em setembro várias festas começam a acontecer nos parques de Orlando. Cada um deles traz uma proposta diferente de festa, focando nos seus diferentes públicos. Há festas tanto para crianças quanto para adultos que gostam de labirintos e casas assustadoras. A festa de halloween da Universal, por exemplo, tem até casas baseadas em filmes de terror.
  • Feriado de Ação Graças: esse é um feriado extremamente tradicional nos Estados Unidos e acontece toda quarta quinta-feira do mês de novembro, comumente abordado por diversos filmes norte-americanos. Ainda que alguns parques tenham uma programação especial, tente se programar para a data. Por ser um feriado importante, muitos estabelecimentos podem estar fechados.  

Inverno (dezembro, janeiro e fevereiro)

Como é o clima?

As estações do ano em Orlando não são iguais a outras partes dos Estados Unidos. Por isso, não espere se deparar com um inverno de temperaturas muito baixas e muito menos neve. No geral, o inverno da cidade é bem parecido ao da região sudeste do Brasil, pois não faz tanto frio e os dias geralmente são ensolarados.

Fogos de Artifício Disney
No início do inverno, em dezembro, e quando ele está chegando ao fim, em novembro, as temperaturas máximas são de 23°C e a mínima de 11°C. Mesmo estando relativamente quente, principalmente nos dias de sol, é bom estar preparado para os ventos gelados. Já em janeiro, as temperaturas mínimas não costumam passar dos 9°C, sendo o mês mais frio da cidade.

O inverno é a época que menos chove em comparação a todas as outras estações do ano em Orlando. Conforme a primavera vai se aproximando, as temperaturas sobem e os dias de sol se tornam mais frequentes.

O que fazer?

Mesmo quem não gosta do clima mais frio do inverno costuma ficar encantado com essa época do ano. Isso porque, especialmente no mês de dezembro, Orlando se torna um lugar mágico não só para as crianças mas também para os adultos.

Por conta do Natal e do Ano Novo, as atrações podem estar bem cheias nas últimas semanas do mês. Porém, por ser uma das datas mais especiais do ano para muita gente, nem as filas tornam a experiência menos agradável. Veja o que aproveitar durante o inverno:

    • Festas de Natal: muitas pessoas consideram a época do Natal fantástica para visitar a cidade. Afinal de contas, nessa temporada, além da decoração natalina espalhada por toda parte, os parques possuem eventos dedicados à comemoração da data. O Magic Kingdom, Hollywood Studios, Epcot, Sea World, Legoland e tantos outros fazem festas, shows de fogos de artifício e até montam pistas de patinação. Vale a pena conferir a programação de Natal para aproveitar ao máximo.
  • Festas de Ano Novo: milhões de turistas vindos de diversos países escolhem passar a virada do ano em Orlando por conta das tradicionais festas que acontecem por lá. Além das populares celebrações de Réveillon dos parques como o Epcot, Citywalk, Sea World e Magic Kingdom, várias outras festas acontecem nos bares, hotéis e na cidade toda.

O que levar na mala dependendo das estações do ano em Orlando

Em primeiro lugar, dê preferência às roupas e calçados mais confortáveis. Como você provavelmente vai caminhar bastante, o melhor é estar com um tênis ou outro tipo de calçado que não machuque os seus pés.

Como na maior parte do ano os dias são quentes, você não vai precisar de roupas tão pesadas e que acabam ocupando mais espaço na mala. Mas, no caso da primavera e do outono, estações do ano em Orlando em que as temperaturas são mais amenas, é sempre bom carregar um casaco leve na mochila para os momentos em que os ventos gelados soprarem a região.

É claro que no inverno, por mais que durante o dia não faça tanto frio assim, vale a pena contar com roupas mais quentes e um bom casaco. Enquanto que, no verão, não há tanto segredo, pois estamos mais acostumados com as altas temperaturas. Entretanto, por conta do sol forte, levar um chapéu ou boné é uma boa dica para proteger o rosto, especialmente das crianças.

Então, já sabe qual das estações do ano em Orlando é a favorita para a sua viagem? Conte para gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *