Curte ciência e diversão? Conheça o Kennedy Space Center Orlando!

Orlando nas Férias Leave a Comment

Entrada do Kennedy Space Center Orlando, com uma fonte com a fotografia de Kennedy e, à frente, um globo com o logotipo da NASA

Você sabia que em 2019 a missão Apollo, que levou o primeiro homem a pisar na lua, completa 50 anos? Este é apenas um dos motivos pelos quais você deve incluir o Kennedy Space Center Orlando no seu roteiro de viagem.

Mais do que oferecer exposições e outros eventos especiais em comemoração à data, o local também chamado de “parque da NASA” possui atrações imperdíveis para todo mundo que se interessa por ciência, espaço, astronomia e por aí vai.

Ficou interessado em conhecer? Confira aqui mais informações sobre o local, a história, principais atrações e dicas importantes para você curtir o passeio!

O que é o Kennedy Space Center Orlando?

O Kennedy Space Center Orlando é um parque que faz parte do complexo da NASA, a agência espacial norte-americana, e reúne várias atrações que chamam a atenção mesmo de quem não se interessa tanto assim pelo espaço. Afinal, nada como ver de perto as estruturas impressionantes usadas para lançar foguetes, ônibus espaciais, etc.

A famosa base de lançamento da NASA também faz parte do mesmo complexo. Embora os visitantes não possam acessá-la diretamente, é possível conhecê-la por meio de um tour guiado. Portanto, se você é do tipo que fica fascinado pela ciência espacial, não deixe de visitar o Kennedy Space Center Orlando.

O passeio é recomendado principalmente para quem vai passar mais tempo viajando por Orlando. Isso porque o Kennedy Space Center Orlando não fica dentro da cidade, mas está a cerca de uma hora de carro, em Cabo Canaveral. Também é uma excelente opção para os dias chuvosos, já que a maioria das atrações fica em ambientes fechados.

Entrada do complexo de visitantes do Kennedy Space Center Orlando. Um foguete e o logotipo do local.

 O centro para visitantes do Kennedy Space Center Orlando reúne diversas atrações para se encantar com o espaço! 

Saiba mais sobre a história do local

Foi em 1949 que o governo norte-americano passou a usar o espaço onde fica o Kennedy Space Center Orlando para realizar testes de mísseis. Por estar situado em uma localização geográfica que favorece os lançamentos espaciais, o complexo começou a ser utilizado pela NASA, fundada em 1958.

Durante a Guerra Fria, quando houve a histórica corrida espacial, o local se tornou o principal ponto para o lançamento de foguetes. Os mais famosos partiram de lá, inclusive a missão que levou o homem à lua, a Apollo 11.

O Kennedy Space Center Orlando foi aberto para visitação apenas em 1968, fazendo grande sucesso. Com o passar do tempo, foi ganhando novas atrações com objetivo de 

manter o interesse das pessoas e fazer com que elas voltem ao local.

Por mais que seja chamado de parque, não espere encontrar montanhas-russas e outros tipos de brinquedos radicais. Apesar de serem divertidas e interativas, as atrações tem um propósito mais educativo.

Quais são as principais atrações?

Early Space Exploration

Assim que passar pela entrada do parque, o Early Space Exploration é o primeiro pavilhão que você vai encontrar. Ele parece um verdadeiro museu, pois tem itens expostos e muita informação escrita – tudo em inglês. Afinal, o objetivo deste espaço é contar a história da exploração espacial aos visitantes.

O destaque vai para a missão Mercury da NASA. No entanto, o Early Space Exploration fala, sobretudo, como a exploração do espaço começou, quais foram os primeiros projetos de sondas até os famosos lançamentos de foguetes.

Rocket Garden

Grandes réplicas de seis foguetes no Kennedy Space Center Orlando dispostos em um jardim

Localizado no Kennedy Space Center Orlando, o Rocket Garden conta com réplicas de foguetes lançados no programa espacial da NASA 

O Rocket Garden também fica próximo à entrada do Kennedy Space Center Orlando. Lá você poderá ver réplicas de oito famosos foguetes que foram lançados no início do programa espacial. Eles impressionam demais pelo tamanho! Para você ter uma ideia, chegam a ter mais de 30 metros de altura.

Por ser um jardim a céu aberto, é um dos lugares perfeitos para tirar fotos da viagem e registrar momentos do passeio. Porém, aproveite para ir às outras atrações primeiro e deixar as fotos para o final.

Space Shuttle Atlantis

O Space Shuttle Atlantis também é um museu, mas ele é muito mais interativo. Primeiro, os visitantes assistem a um filme que explica um pouquinho mais sobre os ônibus espaciais. O que faz esta ser uma das atrações preferidas de muita gente é a oportunidade de ver um ônibus espacial em tamanho real, itens usados em diferentes missões e até um pedacinho da lua.

Ainda, há vários monitores espalhados pelo pavilhão que contam a história do Atlantis. As crianças adoram, pois eles têm jogos interativos, sem contar os simuladores que ensinam os pequenos a pilotar o gigantesco ônibus espacial. Há até um escorregador e playground imitando uma estação da NASA.

Filmes em 3D IMAX

Além de exibir filmes em 3D, os cinemas IMAX possuem telas enormes que chegam a ter cinco andares de altura. Embora eles já estejam presentes no Brasil, assistir a um filme no Kennedy Space Center Orlando é algo inigualável.

Entrada do IMAX no Kennedy Space Center Orlando. um balcão, várias televisões e armários brancos no local

No Kennedy Space Center Orlando você tem uma experiência única ao assistir filmes em 3D (Fonte: Kennedy Space Center)

Geralmente, dois filmes estão exibição, sendo que cada um dura em torno de 45 minutos. Dependendo de qual for, você pode ter a sensação de caminhar no espaço e estar dentro de uma estação espacial. Vale ressaltar que as sessões ficam cheias. Sendo assim, não chegue em cima do horário do filme. Procure chegar ao cinema entre 20 e 30 minutos antes da sessão para garantir o seu lugar.

Shuttle Launch Experience

O Shuttle Launch Experience é uma das atrações mais procuradas no complexo da NASA. Se você tiver a chance de conhecer, vai entender o porquê. Trata-se de um simulador de lançamento de um ônibus espacial. Ou seja, você sente a pressão de ser lançado no espaço e estar em órbita.

Por provocar várias sensações nos participantes, a atração não é recomendada para pessoas com maior sensibilidade, como idosos e crianças pequenas. A altura mínima exigida é de 112 cm.

O melhor é ir ao Shuttle Launch Experience assim que chegar no parque ou no final do dia, que são períodos menos disputados. Entretanto, a fila não costuma demorar tanto e, de qualquer maneira, a espera compensa!

Kennedy Space Center Bus Tour

ônibus com a escrita Kennedy Space Center

Para fazer um tour pelo Kennedy Space Center Orlando e saber algumas curiosidades, pegue um ônibus! Não é cobrado nenhum valor extra (Fonte: Youtube)

Para quem deseja conhecer a parte restrita do Kennedy Space Center Orlando, esta atração é imperdível. Afinal, é um tour completo feito em um ônibus e com duração total de 2h30. Por ser um passeio longo, a sugestão é fazê-lo assim que chegar, logo cedo.

Partindo do parque, os visitantes são levados até o prédio onde estão as bases de lançamento da NASA. O tour também inclui outros prédios e durante todo o trajeto o guia conta as principais curiosidades sobre o complexo e como são feitos os lançamentos.

O passeio está incluso no ingresso do parque e, portanto, você não precisa pagar nenhum valor extra. Os ônibus saem a cada 15 minutos e o último parte por volta de 3h30 antes de o parque fechar.

Astronaut Encounter

Se você sempre sonhou em conhecer um astronauta, o Astronaut Encounter oferece essa chance a você. Todos os dias, astronautas que já participaram de alguma missão da NASA estão por lá para conversar com as pessoas e tirar fotos.

Caso você não faça questão de falar com um astronauta, visite o espaço se tiver tempo de sobra. A experiência dura mais ou menos uma hora e é preciso saber falar inglês. Você também pode ter a chance de almoçar com um deles por mais USD 30.

Dicas para curtir o passeio no Kennedy Space Center Orlando

Ingressos

Embora seja possível comprar os ingressos para o Kennedy Space Center Orlando na bilheteria do parque, a melhor opção é sempre comprar com antecedência. E isso vale para a maioria das atrações da cidade, pois garante a entrada para a data desejada.

Entrada do Space Center Tour, uma estrutura de metal com o logotipo da NASA e outras informações  no Kennedy Space Center Orlando


Garanta sua entrada no Kennedy Space Center Orlando comprando ingressos antecipadamente (Fonte: Royal Caribbean Blog)

Os ingressos para um dia inteiro para adultos custam USD 57 e USD 47 para crianças de 3 a 11 anos de idade.

Onde comer

Como o parque não é tão grande, não há tantas opções de lugares para comer. No geral, os restaurantes funcionam no esquema fast food e servem pizza, hambúrguer, batata frita, sanduíches, hot dog, etc. Veja onde você pode comer:

  • Rocket Garden Cafe: em um espaço aberto e agradável, o restaurante serve café da manhã e almoço todos os dias.
  • Moon Rock Cafe: uma boa parada depois do Kennedy Space Center Bus Tour, com espaços para sentar dentro e fora e com direito à vista para a espaçonave Apollo.
  • Orbit Cafe: para quem deseja almoçar em um local fechado e está em busca de um cardápio com saladas e sanduíches mais saudáveis.
  • Red Rock: um quiosque na área externa onde são servidos hot dogs e cerveja.
  • Milky Way: ótimo para tomar uma bebida ou um sorvete para recarregar as energias.
Quiosque que imita a turbina de um foguete, com a escrita Red Rock Grill e várias janelas por onde realizar o pedido no Kennedy Space Center Orlando

O Kennedy Space Center Orlando oferece algumas opções para comer junto com a família sem sair do parque (Fonte: Kennedy Space Center)

KSC SmartGuide: seu guia em português

Você deve ter notado que o Kennedy Space Center Orlando é um parque recheado de informação. Diante disso, se você não fala inglês, uma dica é alugar o KSC SmartGuide, um guia digital, para conseguir entender mais sobre as atrações do complexo e a história do local.

O dispositivo contém histórias, mapas e informações em áudio para você ouvir em português. Assim, quando estiver passando pelas principais atrações, você pode usá-lo para entender do que se tratam. Ele também funciona para o tour de ônibus e te ajuda a aproveitar melhor o passeio.

Ordem das atrações

Diferentemente de outros parques, o Kennedy Space Center Orlando não está dividido em áreas e não há um roteiro certo para seguir. Por isso, vale a pena planejar o trajeto de visita antes para aproveitar melhor o dia.

É claro que a prioridade deve ser dada para as atrações que você mais deseja conhecer. Por tomar mais tempo, também compensa fazer o tour de ônibus primeiro. Em relação às demais, confira quais têm horários para acontecer e programe seu dia de acordo com o que deseja assistir.

Entretendo as crianças

O complexo não oferece muitas opções para as crianças menores. Mas isso não quer dizer que você não deva levar os seus pequenos junto da família toda para conhecer o Kennedy Space Center Orlando.

A boa notícia é que há um espaço chamado Children’s Play Dome, um playground diferente e que possui uma temática espacial. Há escorregadores, túneis e até ônibus espaciais para as crianças se divertirem.

Espaço para brincadeiras com escorregadores, casinhas, foguetes e túneis para as crianças no Kennedy Space Center Orlando

Também há lugar de diversão para os pequenos no Kennedy Space Center Orlando (Fonte: Fishers take on Florida)

Compras

Como todos os parques temáticos e museus da cidade, o Kennedy Space Center Orlando possui sua própria lojinha. Lá você encontra vários souvenirs lindos para dar de presente, como chaveiros e até ônibus espaciais e foguetes em miniatura. Há também camisetas, bonés e até uniforme de astronauta para quem sempre sonhou em ser um.

O que mais te chamou a atenção no Kennedy Space Center Orlando? Pronto para planejar a o passeio?

Adquira seu ingresso já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *