Conheça a maratona da Disney e aproveite essa experiência incrível

Orlando nas Férias Leave a Comment

Você já ouviu falar sobre a maratona da Disney? Ela nada mais é do que um dos vários eventos de corrida que acontecem no complexo da Disney. Anualmente, diversas corridas são realizadas dentro dos parques e os temas variam de prova para prova.

Além dessa maratona completa, a Walt Disney World Marathon Weekend, há também a Disney Princess Half Marathon Weekend, Star Wars Rival Run Weekend e a Disney Wine & Dine Half Marathon Weekend. Cada uma é realizada em uma época do ano.

As corridas da Disney estão cada vez mais populares entre os brasileiros, que se destacam entre os ganhadores das provas. Mesmo quem não tem o costume de correr, acaba caindo nas graças do esporte e se preparando só para poder ter essa experiência.

Se você quer saber mais sobre a maratona da Disney, não deixe de continuar lendo este post. Abaixo, você vai conhecer todas as modalidades da prova, como o evento funciona, como participar, além de várias dicas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo esse grande dia!

O que é a maratona da Disney?

A Walt Disney World Marathon Weekend é um evento de corrida com duração de cerca de 4 dias e que acontece tradicionalmente no mês de janeiro. A primeira edição se deu em 1994 e contou com cerca de 7 mil corredores. Mas hoje a maratona da Disney é tão popular que já chegou a ultrapassar a marca de 100 mil participantes nas últimas edições.

Embora a Disney faça outros eventos de corrida ao longo do ano, com temas variados, esse é o único com uma maratona completa. No entanto, fique sabendo que não são somente os atletas que podem participar desse grande evento esportivo.

Pelo contrário, há espaço para todos os perfis, o que faz com que a maratona da Disney seja um programa para toda a família. Afinal de contas, há modalidades para todas as idades, até mesmo para crianças e bebês!

Conheça as modalidades da prova

As modalidades mais procuradas da maratona da Disney são as corridas de 5 km e 10 km. Na primeira, a idade mínima para participar é de 5 anos; e na de segunda, é preciso ter pelo menos 10 anos. Ambas acontecem dentro do Epcot.

Para os corredores mais experientes, o evento oferece a meia maratona, de 21 km, e a maratona completa, de 42 km, que é o grande destaque da Walt Disney World Marathon Weekend.

A meia maratona passa por diferentes parques do complexo, mas isso varia dependendo da edição. Já a maratona da Disney de 42 km passa pelos quatro parques da Disney, além do Boardwalk e ESPN World Wide Sports. As provas geralmente começam e terminam no Epcot.

Uma curiosidade é que os brasileiros costumam se destacar na maratona completa. Na maioria das edições, o primeiro lugar foi ocupado por um brasileiro. Quem sabe você não é o próximo, não é mesmo?


Fonte: Flickr

Como funciona a maratona da Disney

Participar desse evento é uma experiência pra lá de emocionante. Primeiro porque as corridas da maratona da Disney começam de madrugada, o que quer dizer que você vai ver o sol nascendo dentro do parque. Ou seja, imerso naquele cenário mágico que só a Disney sabe criar!

Além disso, antes das provas começarem, todos os participantes se voltam para a bandeira dos Estados Unidos que fica na linha de largada e cantam o hino nacional do país. A união das famílias, as pessoas fantasiadas e a alegria conjunta fazem com que a maratona da Disney tenha uma energia incrível.

Em todo o percurso das corridas, os corredores se deparam com os personagens da Disney. E quem quiser pode parar para tirar fotos com os seus preferidos. O único problema é que os parques não deixam de funcionar nos dias da maratona da Disney. Quem não termina a prova até às 9h, horário de abertura dos parques, acaba tendo que correr em meio aos demais visitantes.

Todas as provas oferecem uma medalha para os participantes. Elas são feitas de metal e variam de acordo com o tema de cada corrida. Ainda, todos os corredores ganham um kit da corrida, com o número de identificação e uma camiseta, e um kit depois da prova, que inclui isotônico, banana e alguns snacks.

Vale ressaltar também que as provas da maratona Disney oferecem guarda-volumes para os participantes, pontos de hidratação, banheiros e atendimento médico. Saiba também que diversas pessoas trabalham no evento como apoio e de forma voluntária.

Como participar do Walt Disney World Marathon Weekend?

No site RunDisney são divulgadas todas as informações sobre a maratona da Disney, o que inclui as datas e horários para você se inscrever. Se quiser garantir a sua participação, esteja preparado e em frente ao computador pelo menos alguns minutos antes das inscrições abrirem.

Especialmente no caso das corridas de 5 km e 10 km, as inscrições se esgotam em pouquíssimos minutos. Portanto, se você pretende viajar em janeiro e participar de alguma dessas corridas, prepare-se com antecedência para se inscrever o mais rápido possível.

Caso você vá fazer mais de uma inscrição, o melhor mesmo é contar com mais uma pessoa usando outro computador, pois cada uma precisa de um cadastro e um login, e cada prova tem a sua própria inscrição.

Em relação às formas de pagamento, o site aceita praticamente todos os cartões de crédito. Como a cobrança é feita em dólar, lembre-se que você terá que pagar também a taxa de IOF, que é de 6,38%.

Confira os dados da próxima edição da maratona da Disney:

  • Quando: 8 a 12 de janeiro de 2020
  • Inscrições: 16 de abril de 2019

Descubra como retirar o kit Disney Run

Ao fazer a inscrição para a maratona da Disney, os participantes são informados sobre o recebimento de um e-mail com as informações do evento, a ser enviado algumas semanas antes da prova. No entanto, mesmo que você ainda não tenha recebido esse e-mail, você pode acessar o site para pegar os números de identificação, guia do evento e tudo o que estiver disponível online.

Para encontrar o seu número, basta fazer a busca pelo sobrenome. Então, com ele, você acessa os demais dados. Vale a pena também já baixar o guia do evento, pois ele possui as principais informações da maratona da Disney, como local, horários, como chegar até lá, como retirar seu kits e tudo o mais.

Na maioria das vezes, a retirada dos kits é feita um dia antes da prova. O local ainda fica aberto durante todo o período do evento, exceto o último dia. Saiba que os kits não são todos retirados em um mesmo local, o que torna as coisas um pouco confusas.

Dependendo da prova, é preciso ir a um balcão ou prédio específico. Por mais confuso que seja, todos os locais estão identificados por cor de acordo com cada uma das provas. Ainda, os voluntários oferecem toda a ajuda necessária com muita simpatia.

É possível assistir às corridas?

Além dos milhares de participantes, muita gente também quer assistir às corridas, seja para dar apoio a alguém ou apenas por curiosidade mesmo. Como nas provas de 21 km e 42 km a quantidade de pessoas interessadas é bem alta, a Disney vende lugares para quem quer assistir.

Esses lugares reservados destinados aos espectadores são chamados de ChEAR Squad. Eles são divididos em três categorias diferentes. Conheça abaixo:

  • Silver: para assistir à corrida nesse lugar reservado, é preciso pagar cerca de 45 dólares. Além do espaço para ver os corredores passarem durante a prova, o pacote inclui uma camiseta e cobertor.
  • Gold: um pouco mais caro, custando em torno de 70 dólares, esse pacote inclui todos os itens do pacote Silver mais uma entrada para a arquibancada localizada próxima à linha de chegada.
  • Platinum: por cerca de 100 dólares, essa categoria oferece também banheiro exclusivo, transmissão ao vivo pela TV, café da manhã e uma área VIP na linha de chegada.

Entretanto, saiba que você não é obrigado a comprar um desses pacotes para poder assistir à maratona da Disney. Afinal, é possível também assistir sem ter que desembolsar nenhuma quantia em dinheiro. Algumas semanas antes da prova, as informações sobre as áreas gratuitas para os torcedores são divulgadas. Basta ficar atento no site da RunDisney.

Maratona da Disney: algumas coisas importantes que você deve saber

Termos que você deve conhecer

Quem vai correr em qualquer uma das provas precisa conhecer os principais termos usados no evento:

  • Bib: número de identificação do corredor
  • Corral: local onde os corredores se juntam
  • Event guide: guia com todas as informações da corrida
  • Waiver: documento que contém as regras do evento

Não esqueça do seu bib

A regra é muito clara: sem bib, ninguém corre. Portanto, fique sabendo que não é possível participar da prova sem ter feito a inscrição e não adianta chorar, implorar ou o que quer que seja. Ainda, logo na entrada, um voluntário vai verificar se o seu bib confere com o corral em que você está entrando.

Leve o waiver impresso

No mesmo local onde você vai retirar o seu kit há impressoras que podem ser usadas para imprimir os waivers. Porém, para facilitar a sua vida nessa hora, a melhor coisa a se fazer é já levá-lo impresso. Dessa forma, você evita qualquer tipo de transtorno ou demora na retirada.

Event guide

Até algumas edições atrás, o event guide era fornecido em papel e entregue na retirada do kit da maratona da Disney. Entretanto, agora ele só é oferecido no formato digital. Geralmente, cerca de 2 ou 3 semanas antes ele fica disponível no site para download. Isso significa que você pode ficar por dentro dos detalhes do evento bem antes da corrida acontecer.

Guarda-volumes

Ao pegar o seu kit, você vai perceber que ele contém um saco plástico transparente e um número do bib para colar nele. Se você for utilizar o guarda-volumes da maratona da Disney, você vai precisar dele para guardar qualquer item. Do contrário, não será possível utilizar essa facilidade. Portanto, não jogue esse plástico fora e não esqueça de levá-lo no dia da prova!

Saia com antecedência

Como as provas começam ainda de madrugada, dificilmente você terá problemas com o trânsito na cidade de Orlando. No entanto, é preciso considerar que outras milhares de pessoas estão indo para o mesmo local que você.

Sendo assim, leve em consideração o tempo para chegar até o complexo da Disney, encontrar uma vaga no estacionamento, caminhar até o local da prova, passar pela revista de bolsas, etc. Afinal, isso pode tomar alguns minutos. Quem chega muito em cima da hora pode acabar se atrasando.

Há também aqueles que saem o mais cedo possível para não correr nenhum risco de se atrasar para esse dia tão esperado. Tanto que pode ser que você se depare com alguns participantes tirando um cochilo dentro do carro antes da prova começar.

Race Retreat

Além de tudo o que normalmente oferecido na maratona da Disney, os participantes das corridas de 21 km e 42 km podem comprar esse pacote extra, chamado de Race Retreat. Ele inclui alimentação, massagens, atendimento médico e até encontro com personagens.

Antecipe-se para a inscrição

O que muita gente não sabe é que o cadastro no site da RunDisney pode ser feito antes das inscrições abrirem. Portanto, para garantir a sua vaga na maratona da Disney, acesse o site e preencha todos os seus dados, como nome, endereço, telefone, data de nascimento, entre outros. Assim, você poupa tempo na hora de efetivar a sua inscrição na corrida.

Está pensando em participar da maratona da Disney? Então, é bom começar a se preparar desde já! Aproveite e confira os demais conteúdos da Orlando nas Férias que te ajudam a planejar a sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *