Saiba aqui qual a validade do visto Americano

Orlando nas Férias 1 Comment


Qual é a validade do visto americano? Essa é geralmente uma das principais perguntas que os turistas se fazem quando começam a planejar a viagem para os EUA.

Afinal de contas, diferentemente de outros países que não exigem visto para brasileiros, os EUA têm diversas regras para controlar a entrada de estrangeiros no país.

Por isso, é importante entender como todas essas regras funcionam. Até porque, recentemente, com a mudança de governo do país, elas passaram por algumas modificações que afetaram o modo como os processos para obtenção de visto acontecem.

Está planejando a viagem das próximas férias com a família? Tem o sonho de viajar para o país queridinho dos brasileiros? Então, não deixe de entender mais sobre a parte burocrática da viagem. Embora possa ser um pouco complicado, não deixe essas questões te desanimarem.

Para te ajudar a esclarecer dúvidas relacionadas ao visto americano, este post traz várias informações sobre como tirar o visto e quais são as novas regras criadas pelo governo.

Você ainda pode conferir quais são os tipos de visto e, claro, qual a validade do visto americano. Continue lendo!

Obtenção e validade do visto americano: a importância de atentar-se ao tempo

É praticamente impossível fugir da burocracia em qualquer viagem internacional. Além de ter que planejar o roteiro, comprar passagens, reservar hospedagem e passeios, entre tantas outras coisas, é necessário pensar nas questões relacionadas a um fator importantíssimo: o tempo.

Tirando alguns países da América do Sul, os brasileiros precisam portar um passaporte válido para entrar em outros destinos internacionais. Por isso, se você vai viajar para os Estados Unidos, essa deve ser a sua primeira preocupação. Antes de descobrir qual é a validade do visto americano, fique atento a isso.

Caso você nunca tenha tirado um passaporte, não se preocupe, pois o processo é bastante simples. Os passaportes são emitidos pela Polícia Federal, local onde você precisa comparecer, com horário marcado e portando todos os documentos necessário. O agendamento é feito pelo site da Polícia Federal após o pagamento da taxa de R$ 257,25.

A boa notícia é que agora o documento vale por 10 anos. Se o seu passaporte já estiver próximo de expirar, saiba que você pode fazer a renovação antes da data de vencimento dele. O prazo para entrega do documento costuma ser de 6 dias úteis.

No entanto, o mais recomendado é fazer a solicitação com uma boa antecedência e evitar sofrer as consequências de possíveis imprevistos.

Além da emissão ou renovação do passaporte, é preciso se atentar ao tempo quando se trata da retirada e validade do visto. Uma ótima dica é conhecer previamente o processo para a obtenção do visto, já que dessa forma você pode ter uma ideia do tempo que todo o processo demanda.

Sabendo disso, mais do que conhecer a validade do visto americano, vale a pena ficar por dentro das novas regras criadas pelo governo dos EUA.

Conheça as novas regras para tirar o visto

Atente-se às regras para tirar o visto, assim como conferir a lista de documentos requisitados.


Até pouco tempo atrás, o governo brasileiro e o governo americano se esforçavam para criar acordos que facilitasse a entrada de brasileiros nos EUA por meio de processos mais simples para obtenção do visto.

Para você ter uma ideia, até mesmo a isenção de visto foi cogitada, o que seria motivo de felicidade para tantos brasileiros que amam viajar para lá.

Porém, com a eleição de Trump ao mais alto cargo do governo americano, algumas regras foram modificadas. Ao invés de facilitar o processo, essas novas regras acabaram tornando-o um pouco mais burocrático.

Confira abaixo quais são as principais mudanças que podem impactar diretamente o prazo para os brasileiros conseguirem tirar o visto americano:

Entrevista

Antes da entrada de Trump no comando dos EUA, brasileiros e outros estrangeiros não precisavam passar por uma entrevista para renovar o visto. Era preciso apenas fazer o processo de renovação no período de até 48 meses após a data de vencimento do visto anterior.

Agora, entretanto, essas regras são um pouco diferentes. Embora todos sejam a princípio obrigados a passarem por entrevistas, quem ficar atento à validade do visto e renová-lo em até 12 meses a partir da data de vencimento não precisa ser entrevistado. São dispensados da entrevista também estrangeiros com menos de 14 anos ou mais de 79.

Até a época do governo Obama, pessoas com 14 e 15 anos bem como com mais de 66 anos não eram obrigadas a passar pela entrevista no consulado ao tirarem o visto pela primeira vez.

Isso mostra como o processo era menos burocrático. Mas, é importante ressaltar que o consulado pode decidir chamar para uma entrevista mesmo os estrangeiros que seriam teoricamente dispensados.

Novo formulário

Dentre as novas regras está também o novo formulário, cujo preenchimento é solicitado às pessoas consideradas suspeitas. Nele, é preciso fornecer outras informações para caso a pessoa precise ser investigada, sendo que a explicação é que tudo isso visa apenas assegurar a segurança nacional dos EUA.

Veja abaixo quais são as novas informações que podem ser pedidas para os estrangeiros que desejam tirar o visto americano:

Redes sociais

Embora isso possa parecer estranho para alguns, os dados das redes sociais dos últimos 5 anos fazem parte das informações pedidas nesse novo formulário. A ideia é que o governo possa ter acesso aos perfis das redes sociais e ver o que os candidatos ao visto andam postando.

Passaportes antigos

Caso você tenha passaportes anteriores, pode ser que você tenha que fornecer os números dos documentos antigos para que todos os registros possam ser verificados. A justificativa é que isso ajuda a conduzir uma investigação mais rigorosa quando necessário.

Informações pessoais

Alguns estrangeiros também podem ser obrigados a fornecer informações pessoais de até 15 anos atrás para conseguir obter o visto. Dentre elas podem estar dados como endereços, telefone, e-mail, histórico de trabalho, entre outras.

É claro que essas novas medidas sofreram diversas críticas. Porém, ainda assim, elas foram aprovadas neste ano. Como já mencionamos, a justificativa é confirmar a identidade da pessoa que está solicitando o visto e ter as informações necessárias para caso seja preciso fazer uma investigação mais aprofundada.

E, a boa notícia é que esse novo formulário não é pedido a todos. De acordo com o governo, menos de 1% dos que estão pleiteando o visto terão que fornecer esses dados.

Quando tempo demora para conseguir o visto americano?

Os brasileiros e outros estrangeiros tiveram as regras das entrevistas para renovação de visto alteradas. Imagem: Viagem e Turismo.


Além da validade do visto americano, o tempo para conseguir obtê-lo é uma das maiores dúvidas dos brasileiros que vão viajar para os EUA. O prazo para entrega do visto pode variar bastante devido a alguns diferentes fatores.

Dependendo da época do ano, o visto pode demorar mais ou menos para ficar pronto, sem contar os imprevistos que podem acontecer. Apesar de haver um prazo oficial para entrega do visto, que é de 10 dias úteis após a entrevista, o tempo depende mais do prazo que o Consulado Americano consegue realmente cumprir.

A data de entrega do seu visto também pode ser afetada pelo dinâmica dos Correios. Em caso de greves e paralisações, pode acabar demorando mais. Mas, é possível escolher retirar o passaporte no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, o que diminui o prazo de entrega.

Há ainda os períodos de alta temporada, quando um número grande de pessoas decidem pedir o visto americano, fazendo com que o prazo seja estendido. Devido a todos esses motivos, determinar o número de dias exatos para emissão do visto é praticamente impossível.

Por isso, o melhor é sempre fazer o pedido com uma boa antecedência para não correr o risco de perder a viagem.

É preciso levar em consideração os casos em que o consulado solicita documentos extras. Nessas situações, o prazo é muito maior, podendo ultrapassar 60 dias. Isso significa que você deve se programar para pedir o visto o quanto antes, já que os imprevistos são vários.

Os tipos de visto para entrar nos EUA

O tipo de visto americano que você deve escolher depende do motivo da sua viagem, ou seja, se você vai passear, estudar ou trabalhar. Fique sabendo que dependendo do tipo de visto que você precisa, o tempo para tirar e a validade do visto americano podem variar.

Os EUA é um dos destinos internacionais preferidos de muitos brasileiros. Por conta disso, todos os anos diversos turistas saem do Brasil para passar as suas férias em cidades como Miami, Nova York, Orlando, entre outras. Por isso, se você pretende tirar o visto de turista, vale a pena começar o processo bem antes da viagem.

Quem vai estudar nos EUA precisa se aplicar para o visto de estudante. Nesse caso, é necessário já estar em contato com uma instituição de ensino, que será responsável por providenciar os documentos para o processo.

Outra modalidade comum é o visto de au pair, direcionado a jovens de até 26 anos que vão para os EUA para ajudar a cuidar de crianças em casa de família. É uma das formas mais baratas de viver no país, pois, além do salário, a experiência inclui hospedagem, alimentação e curso de inglês.

Quando o objetivo da viagem é trabalho, há três modalidades diferentes de visto de trabalho. Uma delas é para as situações em que uma empresa americana vê valor em um candidato estrangeiro e deseja contratá-lo. A empresa fica responsável por solicitar o visto e arcar com os gastos de todo o processo.

A outra opção de visto é o de transferência, ou seja, quando uma multinacional decide levar um empregado de outro país para trabalhar na unidade dos EUA.

Por fim, a terceira opção de visto de trabalho é o de habilidades extraordinárias. Geralmente, o visto é solicitado por pesquisadores e outros profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

Validade do visto americano

Agora sim! Depois de passar por todas essas informações importantíssimas para quem vai viajar para os EUA, chegamos finalmente à validade do visto americano. É claro que isso vai depender do tipo de visto e de diversos outros fatores.

Entretanto, a validade do visto americano costuma ser de 10 anos. Embora isso seja o mais comum, a validade também depende do agente que fizer a sua entrevista.

Para os turistas, que é o caso da maioria dos brasileiros que visitam os EUA, há o risco de conseguir uma validade do visto americano menor de, por exemplo, um ano, três meses ou até mesmo que dê direito a uma única viagem.

É preciso ressaltar que a validade do visto americano e o prazo de permissão para ficar nos EUA são coisas totalmente diferentes. Muitas pessoas acabam achando que se trata da mesma coisa, mas fique sabendo que não são.

Quando alguém consegue um prazo de validade do visto americano de 10 anos não quer dizer que a pessoa tem autorização para ficar no país por 10 anos.

O tempo de permanência, ou seja, o número de dias que você tem permissão para estar em território norte-americano, é determinado pelo agente de imigração no aeroporto. Portanto, você só sabe quanto tempo realmente poderá ficar no país quando chegar no aeroporto. A maioria dos turistas consegue um prazo de permissão de 6 meses.

Lembre-se de verificar se seu passaporte também está com a validade em dia.


Outra dica importante é sempre checar se no momento da viagem o seu passaporte estará dentro do prazo de validade. Se o passaporte estiver vencido, mas a validade do visto americano ainda estiver em dia, você tem autorização para viajar. Só será preciso renovar o passaporte.

Assim, na hora da viagem, é importante carregar o passaporte antigo, onde consta o visto, e o novo passaporte com a validade em dia.

Então, este post foi útil para você? Ainda tem dúvidas em relação à validade do visto americano? Compartilhe com a gente!

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *