Vai viajar? Saiba por que é importante ter um seguro de viagem

Orlando nas Férias Leave a Comment

Um homem e uma mulher analisando, em um tablet, o melhor seguro de viagem para contratação

Estar preparado para qualquer imprevisto, especialmente em uma viagem internacional, é extremamente importante. É para te ajudar a lidar com esses imprevistos que o seguro de viagem existe.

Obviamente, sempre esperamos que nada de ruim aconteça durante as férias. Mesmo assim, estamos todos sujeitos a sofrer acidentes, ter problemas de saúde, passar mal com alguma comida, ter dores de cabeça com o voo ou a bagagem, etc.

Se você quer curtir as férias com tranquilidade, não deixe de contar com um seguro de viagem. Continue lendo para entender melhor por que ele é importante, o que está incluso na cobertura, quanto custa, como contratar o serviço e tudo o que você precisa saber!

Por que fazer um seguro de viagem?

O propósito de ter um seguro de viagem é bem parecido ao de um plano de saúde. A maior diferença é em relação ao tipo de cobertura e o fato de ele ser temporário. Assim como na nossa vida cotidiana, doenças, acidentes e outros imprevistos podem surgir durante as férias. O problema é que os planos de saúde brasileiros não valem em outros países.

Diante disso, todo viajante deve contratar um seguro de viagem. Imagine que você ou alguém da família tenha um problema de saúde mais grave, que precise de tratamento, internação, exames ou transporte de ambulância, por exemplo. A conta pode ficar bem alta e você pode não ter condições de bancar os custos. Ninguém quer passar por isso, ainda mais em outro país, não é mesmo?

Só para você ter uma ideia, uma simples consulta médica pode custar cerca de USD 200. E o seguro de viagem está bem longe de ser uma das maiores despesas – abaixo você vai encontrar mais informações sobre preços. Portanto, não tente economizar quando se trata da saúde da sua família.

Além disso, a cobertura também costuma valer para problemas que são bastante comuns em uma viagem internacional. Você provavelmente já ouviu relatos de pessoas que tiveram a bagagem extraviada, voos cancelados, entre outros imprevistos do tipo. Com o seguro de viagem você evita os gastos na hora de resolver tais problemas.

O que o seguro de viagem cobre?

A cobertura do seguro, assim como o valor destinado a cada serviço, vai depender do tipo de plano, que pode ser bem básico ou o mais completo, e da seguradora contratada. No entanto, a maioria deles possui as seguintes garantias:

Assistência médica

As questões de saúde podem ser simples ou mais graves. É bem comum, por exemplo, os turistas passarem mal ao comer algo que não estão acostumados na viagem das férias. Dependendo do caso, é preciso ver um médico ou até tomar soro em caso de desidratação.

Nos EUA, os gastos com despesas médicas costumam ser altíssimos. Para evitar passar perrengues ou comprometer seu bolso, vale a pena contratar um seguro de viagem. Além do atendimento médico, é possível contar com assistência odontológica, cobertura de despesas farmacêuticas, repatriação médica e funerária, e até indenização em caso de invalidez e morte.

Atraso de voos

O interior de um avião, com várias poltronas e algumas pessoas que fizeram seguro de viagem
O seguro de viagem oferece cobertura para os mais diversos tipos de imprevisto, por exemplo, atrasos de voos

Voos atrasados podem gerar inúmeros transtornos para os viajantes. Infelizmente, essas situações são recorrentes pelos mais variados motivos e acabam causando um estresse enorme. Além da espera e da incerteza sobre o embarque, os atrasos podem comprometer as férias da família inteira.

A boa notícia é que o seguro de viagem costuma oferecer cobertura para esses imprevistos também. Caso faça parte da cobertura do seu plano, você pode pedir indenização pelo incômodo causado. Com isso, dá para pagar os gastos com alimentação e hospedagem, comprar novas passagens ou até adiar a viagem.

Extravio de bagagem

Já pensou chegar no destino, ficar um tempão esperando a bagagem e perceber que ela simplesmente não apareceu? Além da frustração, isso causa transtornos enormes para qualquer pessoa que se preparou para a viagem e colocou tudo o que precisava na mala com tanto cuidado.

O seguro de viagem é importante nesse caso também. Embora o serviço não seja capaz de encontrar nenhuma mala perdida, a cobertura dele garante indenização para extravio de bagagem. Assim, o viajante não sai no prejuízo e pode comprar os itens que precisa.

Cancelamento

Em uma viagem internacional, as reservas de hospedagem, passagens aéreas e outros passeios são feitos com bastante antecedência. Porém, imprevistos sempre podem acontecer e obrigar a pessoa a cancelar tudo. O seguro de viagem vale aqui para que todo o valor gasto não seja perdido.

Isso porque parte das despesas pode não ser reembolsável. Para o viajante não se prejudicar ainda mais, o seguro de viagem indeniza o contratado que precisa cancelar a viagem por motivos comprovados.

Como contratar um seguro de viagem

Existem várias empresas que trabalham com seguro de viagem, entretanto, você deve evitar as seguradoras desconhecidas ou que possuam um atendimento ruim. Ou seja, o melhor é sempre contratar empresas grandes e indicadas por quem já utilizou o serviço.

Mais do que o preço, você deve avaliar a eficiência do atendimento. Quando você estiver lidando com uma questão de saúde no exterior, a empresa precisa te ajudar e não complicar ainda mais a sua vida. Confira abaixo algumas das principais seguradoras:

  • Affinity;
  • Assist Card;
  • Assist Trip;
  • GTA – Global Travel Assistance;
  • Travel Ace;
  • Vivamos;
  • World Nomads.

Há diferentes maneiras de fazer a contratação. Você pode contratar o seguro viagem diretamente com cada empresa, de forma prática e rápida por meio do site. Agências de turismo, operadoras de cartão de crédito, companhias aéreas e empresas de seguros também podem te ajudar nessa tarefa.

Quanto custa o seguro de viagem?

Uma mão retirando algumas notas de dinheiro da carteira para pagar seu seguro de viagem
Contratar o seguro de viagem pode sair mais barato do que você pensa!

Não pense que o seguro de viagem vai comprometer o orçamento das férias. Longe disso!

Deixá-lo de lado não ajuda em nada a economizar, já que uma única consulta médica pode sair bem mais caro do que contratar o serviço. Mas qual é o valor por pessoa?

A resposta é: depende. Isso porque o valor varia de acordo com a operadora escolhida, o tipo de plano, destino, tempo de viagem, convênios, etc. Além disso, é possível contratar um plano familiar para garantir que todos estejam segurados. Nesse caso, o valor também varia conforme o número de pessoas que vão viajar juntas.

O mais importante na hora de contratar o seguro, seja qual for a cobertura, é exigir que a seguradora forneça todos os detalhes necessários. Assim você tem certeza de que o seguro de viagem escolhido atende às suas expectativas e não somente ao seu bolso.

No caso dos planos mais completos que cobrem, por exemplo, esportes de aventura e atividades radicais, o preço fica um pouco mais alto. Vale a pena caso você queira praticar esportes como mergulho, escalada, snowboard, esqui, etc. De qualquer maneira, confirme com a seguradora para evitar problemas durante a viagem.

Outro detalhe que você deve saber é que o preço para mulheres grávidas e pessoas acima de 70 anos costuma ser mais alto. Portanto, não deixe de verificar todos os dados e informações sobre os membros da família antes de contratar o seguro de viagem.

Respondendo ao que mais interessa aqui, você consegue encontrar opções a partir de R$10 por dia. É mais barato do que você imaginava, não é? Por isso, não faz sentido tentar economizar em algo tão importante e que custa tão pouco perto de outros gastos da viagem.

É claro que existem planos de valores bem mais altos também, como aqueles que incluem a cobertura de esportes radicais mencionados acima. As empresas ainda oferecem seguros especiais para proteção de equipamentos eletrônicos, por exemplo. Tudo vai depender das suas necessidades e prioridades.

Não deixe de comparar os preços

Antes de fazer a reserva das passagens aéreas e hospedagem, é sempre importante pesquisar bastante até encontrar os melhores preços. E não seria diferente com o seguro de viagem. Para facilitar a sua vida, saiba que já existem comparadores de preços de seguro assim como aqueles destinados a passagens, hotéis, aluguel de carro, etc.

A dica é utilizar o Seguros Promo. Isso porque ele reúne as maiores empresas de seguro de viagem em um só lugar. Basta você colocar as informações da viagem e dos segurados para que o site faça a cotação com diversas seguradoras. Essa comparação faz toda a diferença na hora de escolher a mais adequada ao perfil da sua família.

Como os valores também são diferentes de acordo com o canal de venda, vale muito a pena ter pelo menos uma ideia da média de preços praticada. Além disso, o Seguros Promo facilita o pagamento, pois permite que você pague em reais e em prestações para colaborar com o planejamento financeiro das férias.

Dicas para levar em conta antes de fechar o seguro

Benefício do cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem algumas vantagens para os clientes, sobretudo para os que possuem cartões platinum ou de categorias superiores. Entre elas está o seguro de viagem gratuito. A maioria deles exige que o cartão seja usado para fazer a compra da passagem aérea.

Portanto, antes de contratar o serviço, entre em contato com o seu cartão de crédito para verificar se eles oferecem o benefício. Além disso, já aproveite para se informar sobre os tipos de cobertura oferecidos e tudo mais. Essas informações costumam estar disponíveis no site, mas entre em contato por outros meios se não encontrar todos os detalhes de que precisa.

Período de contratação

A mão de uma mulher segurando um lápis para marcar em um planner as datas exatas de ida e volta para contratar o seguro de viagem
Você deve contratar o seguro de viagem para cobrir todo o período em que ficará fora, incluindo as datas de embarque e desembarque no Brasil

O objetivo é que você esteja coberto durante toda a viagem. Ou seja, você deve contratar o seguro para, pelo menos, a data das férias, incluindo o dia de embarque e desembarque no Brasil. Se possível, vale a pena incluir alguns dias depois da data de retorno para garantir que você estará coberto mesmo que mudanças nos voos aconteçam.

Como os demais detalhes da viagem, é sempre melhor resolver tudo com antecedência. Porém, no caso do seguro de viagem, é possível contratar até um dia antes da data de embarque.

Tenha o contrato em mãos

De nada adianta fazer o seguro se você não tiver acesso às informações dele na hora que for preciso. Por isso, uma dica é imprimir o contrato e carregá-lo com você ou mesmo ter a versão digital no celular. Em alguns casos, a imigração pode pedir para que você comprove que contratou o seguro. Ter ele em mãos vai facilitar essa tarefa.

Além disso, caso você precise, pode consultar facilmente tudo o que está dentro da cobertura do plano que você contratou. E o mais importante de tudo é ter acesso aos telefones de atendimento para as situações de emergência. Vale a pena também deixar os contatos com algum familiar ou amigo no Brasil.

Precisou usar o seguro? Mantenha a calma

Por mais que a gente se prepare ao máximo, leia todas as cláusulas do contrato. Na hora do desespero é extremamente difícil saber o que fazer. Com o contato de telefone em local acessível, você pode ligar para a seguradora para ser atendido e explicar o que aconteceu. Então, basta aguardar as instruções sobre como proceder.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do seguro de viagem? Contrate o serviço e garanta a segurança e o bem-estar da sua família mesmo durante as férias!

Confira mais algumas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *